Tensão alta afecta o cérebro

 

O acidente vascular cerebral é uma doença caracterizada pelo início agudo de um défice neurológico que persiste pelo menos 24 horas, refletindo envolvimento do sistema nervoso central como resultado de um distúrbio na circulação cerebral que leva a uma redução do aporte de oxigénio às células cerebrais. O acidente vascular cerebral pode ser de 2 tipos: O acidente vascular isquémico consiste na oclusão de um vaso sanguíneo que interrompe o fluxo de sangue a uma região específica do cérebro, interferindo com as funções neurológicas dependentes da região afectada; o acidente vascular hemorrágico, existe hemorragia local, com outros factores tais como o aumento da pressão intracraniana, edema (inchaço) cerebral, entre outros.

Um estudo internacional listou os 10 factores de risco que causam 90% dos acidentes vasculares cerebrais (AVC), a principal causa de morte no nosso país. A investigação envolveu 22 países, 3000 vítimas de AVC e 3000 pessoas com a mesma idade e sexo mas sem a doença.

Ao longo do estudo entre 2007 e 2010, observou-se que 78% dos AVC foram isquémicos por obstrução de um vaso, e 22% causados por um hemorragia cerebral. A hipertensão foi o principal factor comum aos dois tipos de AVC. Nos acidentes isquémicos as causas mais importantes estavam relacionadas com os estilos de vida, como a hipertensão, gordura abdominal, tabagismo, falta de actividade física e dieta desequilibrada. Nos AVC hemorrágicos, a ingestão de alccol assume grande responsabilidade. Tendo em conta que 90% dos AVC se devem ao estilo de vida muitos casos podem ser evitados se se reduzir a tensão arterial, fumar menos, praticar mais actividade física e seguir um dieta saudável, variada e equilibrada.

Fonte: Journal “The Lancet” – Julho 2010

This entry was posted in Alimentos, Doenças, Nutrição and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>