Obesidade, a epidemia do século XXI

Obesidade

Obesidade

Ultimamente tem se observado que a obesidade tem vindo a crescer exponencialmente em todo o mundo, sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde a epidemia do século XXI. No que respeita ao nosso País, a obesidade é estimada em 13% para o sexo masculino e 15%   para o sexo feminino; segundo a direcção geral de saúde se nada se fizer para prevenir esta doença, cerca de 50% da população portuguesa poderá ser obesa em 2025.

A obesidade caracteriza-se pelo excesso de gordura corporal que pode ser prejudicial à saúde. Esta doença crónica está associada a uma série de doenças e problemas de saúde, como a diabetes , problemas respiratórios, doenças cardiovasculares entre outros.  A obesidade é avaliada através do Índice de Massa Corporal, ; um IMC acima de 25 Kg/m2 revela sobrecarga ponderal/excesso de peso enquanto que acima dos 30 Kg/m2 tem como definição obesidade. O combate à obesidade deve ser feito apostando na promoção e educação alimentar através da mudança de estilos de vida mais saudáveis.

Obesidade em Portugal

This entry was posted in Alimentos, Doenças, Nutrição and tagged , . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>