Óleos e gorduras

No contexto de uma alimentação saudável as gorduras provenientes de diferentes alimentos são essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo e quando consumidas nas proporções recomendadas são bem toleradas e têm diversos efeitos benéficos. Contudo, quando consumidas em excesso e desregradamente, os efeitos prejudiciais são muitos e rapidamente se fazem sentir no nosso estado de saúde.

As consequências do excessivo de gorduras são: aumento do valor energético total consumido diariamente, consequentemente aumentam os depósitos de gordura corporal, elevando o risco do aparecimento de diversas doenças como as doenças cardiovasculares;  dificultam o processo digestivo originando indisposições e enfartamentos, alteram o funcionamento da flora intestinal e as reacções por ela mediada, irritando a parede do cólon, aumentando a exposição deste a agentes potencialmente carcinogénicos e favorecendo o aparecimento de lesões esturuturais.

Os alimentos fornecem os seguintes tipos de gordura, a gordura moninsaturada, saturada, polinsaturada, ácidos gordos omega 6 e 3, colesterol, fitostetóis, ácidos gordos trans e a gordura hidrogenada. Deixo aqui algumas sugestões para cozinhar com menos gordura: antes de cozinhar, retire a pele e a gordura visíveis das carnes, se consumir conservas de peixe (atum, sardinhas), opte por conservas ao natural ou em azeite, para gratinar os seus pratos opte por pão ralado ou queijo magro, para temperar as suas saladas utilize preferencialmente sumo de limão e um pouco de sal, ervas aromáticas ou especiarias, ou experimente fazer um simples molho de iogurte (iogurte natural não açucarado, uma pitada de sal, pimenta ou outras especiarias e ervas a seu gosto) e lembre-se que nas frigideiras  anti-aderentes pode cozinhar sem adição de gordura.

Fonte:Direcção geral de Saúde

This entry was posted in Alimentos, Nutrição and tagged . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>