Desde da antiguidade que se usa o sal como forma de preservar carne e peixe e para preparar algumas iguarias como azeitonas salgadas que contribuíam para uma marior avriedade e diversidade da dieta alimentar das populações.
O sal de cozinha (quimicamente designado de cloreto de sódio) é constitudo por dois minerais: o sódio e o cloro. Estes dois minerais são essenciais ao normal e saudável funcionamento nosso organismo, mas as consequências do consumo excessivo particularmente de sódio, são diversas e por isso é tão importante fazer um moderado consumo deste tempero.
Algumas consequências do consumo excessivo de sal: aumento do risco de aparecimento de hipertensão arterial, sobrecarga do funcionamento renal, maior retenção de liquidos.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o ideal é consumir no máximo 5g de sal por dia para adultos, sendo que para crianças o consumo máximo é 3g/dia. Ao contrário do que se possa pensar, a maior parte do sal consumido no dia a dia, é proveniente não tantos das refeições confeccionadas em casa mas dos alimentos pré-preparados comprados fora de casa. Sugestões para reduzir o consumo diário de sal: não leve o saleiro para a mesa assim evita adicionar sal aos pratos já cozinhados, substituir o sal por ervas aromáticas, especiarias, vinho ou sumo de limão, diminuir gradualmente a quantidade de sal que se adiciona durante a confecção dos alimentos, evitar consumir alimentos com elevado teor em sal (produtos de chacutaria, alimentos fumados, sopas instantâneas e caldos conmcentrados).