Excesso de Sal

sal

Desde da antiguidade que se usa o sal como forma de preservar carne e peixe e para preparar algumas iguarias como azeitonas salgadas que contribuíam para uma marior avriedade e diversidade da dieta alimentar das populações.

O sal de cozinha (quimicamente designado de cloreto de sódio) é constitudo por dois minerais: o sódio e o cloro. Estes dois minerais são essenciais ao normal e saudável funcionamento nosso organismo, mas as consequências do consumo excessivo particularmente de sódio, são diversas e por isso é tão importante fazer um moderado consumo deste tempero.

Algumas consequências do consumo excessivo de sal: aumento do risco de aparecimento de hipertensão arterial, sobrecarga do funcionamento renal, maior retenção de liquidos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde,  o ideal é consumir no máximo 5g de sal por dia para adultos, sendo que para crianças o consumo máximo é 3g/dia.  Ao contrário do que se possa pensar, a maior parte do sal consumido no dia a dia, é proveniente não tantos das refeições confeccionadas em casa mas dos alimentos pré-preparados comprados fora de casa. Sugestões para reduzir o consumo diário de sal:  não leve o saleiro para a mesa assim evita adicionar sal aos pratos já cozinhados, substituir o sal por ervas aromáticas, especiarias, vinho ou sumo de limão, diminuir gradualmente a quantidade de sal que se adiciona durante a confecção dos alimentos, evitar consumir alimentos com elevado teor em sal (produtos de chacutaria, alimentos fumados, sopas instantâneas e caldos conmcentrados).

This entry was posted in Alimentos and tagged . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>