Síndrome de Sjögren

A Síndrome de Sjögren (SS)  é uma doença auto-imune crónica, em que o sistema imune, que normalmente protege o nosso organismo de doenças e o defende de infecções, fica desregulado e ataca tecidos saudáveis do próprio corpo.  

Nesta doença o alvo principal são as células epiteliais das glândulas exócrinas, originando um processo inflamatório, que pode envolver tecidos de diversos órgãos. São atingidas em especial as glândulas lacrimais e salivares, originando sintomas que caracterizam a doença: olhos secos e boca seca. A secura de outros tecidos como a pele, mucosa nasal e vaginal é também muito frequente.

Nove entre dez pessoas com SS são mulheres. Embora a maioria das mulheres diagnosticadas costumem estar na menopausa ou ainda mais velhas, SS pode ocorrer também em crianças, adolescentes e adultos jovens.

O diagnóstico frequentemente, não é uma tarefa fácil uma vez que os sintomas da SS podem assemelhar-se aos de outras doenças como o lúpus, a artrite reumatóide, a síndrome da fadiga crónica, a fibromiologia, a esclerose múltipla e a doença de Alzheimer.

Conselhos úteis:

  • Não fumar;
  • Manter uma boa higiene oral;
  • Limitar o consumo de alimentos secos como bolachas ou biscoitos e que contenham frutos secos. Sugestão: triture-os e adicione ao iogurte ou a sumos naturais de fruta.
  • Cozinhar bem massas e arroz;
  • Ingerir liquidos durante o dia, essencialmente às refeições, para ajudar na mastigação e deglutição.
  • Estimular a secreção salivar através de pastilhas sem açúcar;
  • Ter atenção aos produtos de maquilhagem, especialmente os dos olhos;
  • No duche, evitar a água demasiado quente;
  • Aplicar diariamente cremes ou loções hidratantes no corpo.  

 
 
 
 

Aprenda a lidar com a sua doença com uma atitude positiva. O tratamento passa muito pelos cuidados a ter no dia a dia, pelo que é necessária a sua participação activa.

 

This entry was posted in Alimentos, Doenças, Nutrição and tagged , , , , . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>