Cancro do cólon e do recto

 

Segundo o “Journal of the America Medical Association” a vitamina B6 protege contra o cancro colorrectal, indica a revisão de 13 estudos realizados na Europa, Ásia e Estados Unidos da América, publicados até Fevereiro de 2010.

A investigação incluiu estudos que relacionaram a quantidade ingerida daquela vitamina e da sua forma activa a circular no sangue (piridoxal 5-fosfato) com a probabilidade de sofrer daquele cancro.

O risco de cancro do cólon e recto diminui 49% em cada aumento de 100 unidades de piridoxal 5-fosfato por mililitro de sangue. Os grupos que ingeriram maior quantidade da vitamina também estavam mais protegidos.

Segundo os autores, quem revela maior ingestão tem hábitos de vida saudáveis, como dieta equilibrada, prática de exercício físico e controlo do peso, que ajudam a prevenir as doenças oncológicas.

Para obter as doses recomendadas de vitamina B6, basta uma alimentação variada e equilibrada, por exemplo, com banana, atum, salmão, couve-flor e batata. Os suplementos, em geral, não são necessários e até podem ser prejudiciais: o excesso daquele micronutriente afecta os nervos, com reflexos, por exemplo, ao nível da sensibilidade das pernas e dos braços.

Fonte: Journal of the medical association (Março 2010) - Vitamin B6 and Risk of Colorectal Cancer

As vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7 , B9 e B12) são essenciais para processos metabólicos, como a produção de energia e síntese de glóbulos vermelhos. Estão presentes em muitos alimentos, no entanto são facilmente destruídas por processamento alimentar e métodos de confecção.
A deficiência de certas vitaminas do complexo B pode causar anemia, cansaço, perda de apetite, dor abdominal, depressão, dormência e formigueiro nos braços e nas pernas, cãibras musculares, infecções respiratórias, perda de cabelo, eczema e um crescimento anormal em crianças.

This entry was posted in Alimentos, Doenças, Nutrição and tagged , , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>