Actividade física

 

A prática regular de actividade física preserva a capacidade de realizar tarefas do dia-a-dia mesmo em idades mais avançadas, previne a artrite e diminui o risco de fractura da anca, de vários tipos de cancro, como do cólon e mama e diabetes tipo 2.

Para obter benefícios, precisa, no mínimo, de duas horas e meia por semana de actividade aeróbia moderada, como caminhadas em ritmo acelerado. O tempo total de actividade física (minutos semanais) e mais importante do que a frequência, intensidade ou duração de cada sessão.

Podem ser necessários anos de prática regular para diminuir o risco de problemas como o cancro ou  doenças cardíacas. Mas, em apenas algumas semanas, são alcançados outros benefícios: redução da tensão arterial, aumento da força muscular e diminuição de sintomas depressivos.

Sugestões: 

Se não faz exercício há muito tempo, comece por 5 minutos de caminhada várias vezes ao dia, 5 a 6 dias por semana. Aumente da pouco e pouco para 10 minutos por sessão, 3 vzs/dia, e intensifique a velocidade.

Caso opte por actividades de fortalecimento muscular, como flexões, abdominais e levantar pesos, inicie com um dia por semana e esforço leve ou moderado. Quando se sentir preparado, passe para dois dias e, depois, para três ou quatro. Aumente a intensidade a cada semana.

Para evitar lesões, comece com exercícios de aquecimento. No final, não esqueça os alongamentos, para prevenir dores musculares.

Beba água antes, durante e após o exercício e não desista à primeira dificuldade. Vai sentir o esforço recompensado  :) 

 

This entry was posted in Alimentos, Doenças, Nutrição, Sem categoria and tagged , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>