Frutos Secos

Os frutos secos têm uma componente nutricional elevada e são, desde há muito, um complemento energético importante. Na época dos Descobrimentos, estes frutos eram utilizados por serem ricos em calorias e fáceis de conservar. Conhecidos por frutos secos, dividem-se em duas categorias.

Depois de colhidos, os desidratados como as ameixas e as passas, têm de ser secados, por terem muita água. A secagem pode ser feita através do Sol. Esta forma permite conservar o sabor e qualidades dos frutos, no entanto expõe estes frutos às impurezas trazidas pelo vento. Outra hipótese é a secagem através de calor artificial.

Ao reduzir a água dos frutos desidratados, surge uma maior concentração de açúcares. Em relação ao fruto fresco, o valor calórico, em geral, aumenta 4 a 6 vezes. Enriquecidos em hidratos de carbono, são também uma fonte de minerais, como o potássio ou o ferro, e de vitaminas.

Os frutos ricos em fibra solúvel e insolúvel, como as ameixas, são vantajosos para quem sofre de problemas de trânsito intestinal.

Podem ser adicionados conservantes a alguns destes produtos. Ainda que se encontrem dentro da lei, veja os rótulos, por causa de eventuais alergias.

Ao contrário dos frutos desidratados, os secos ou oleaginosos são pobres em hidratos de carbono, mas ricos em gorduras, sobretudo, as insaturadas. Estas representam mais de metade do valor nutritivo. 

Além do seu teor em gordura, estes produtos têm proteínas vegetais, alguns minerais (cálcio, potássio, magnésio, entre outros), vitaminas B e E e fibra. Apesar de ricos e saborosos, não abuse, devido ao seu elevado valor calórico e o teor em sal (no caso dos salgados).

Ao contrário dos frutos desidratados, os secos ou oleaginosos são pobres em hidratos de carbono, mas ricos em gorduras, sobretudo as insaturadas. Estas representam mais do valor nutritivo. Estes frutos rançam com alguma facilidade. Por isso, pode armazenar os mais gordos em recipientes herméticos ou no frigorífico, conservando-os por mais tempo.

Deco

This entry was posted in Alimentos, Nutrição and tagged , , , , , , , , , , , , . Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

* Copy This Password *

* Type Or Paste Password Here *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>